Já são quase duas décadas de seleção no Senepol e uma caraterística marcante na trajetória da Senepol Nova Vida é o compromisso em democratizar a melhor genética da raça. O esforço desprendido somado à experiência e profissionalismo do pecuarista brasileiro colaborou para que centenas de criatórios prosperassem no Brasil, culminando na revelação de touros e doadoras que se destacam no cenário nacional do Senepol
Este é o mote do 3º Leilão Senepol Nova Vida, que ocorre no dia 17 de maio (quarta-feira), às 21 horas, com transmissão pelo Canal Terra Viva. Em comemoração a esta grande conquista da pecuária brasileira, que enxerga no Senepol a solução para o cruzamento industrial a campo, a Senepol Nova Vida venderá 40 jovens doadoras e 20 touros Senepol PO selecionados de um universo de 400 bezerros da geração 2015/2016.
Essa genética é destinada àqueles que desejam animais qualificados a provas de desempenho e eficiência alimentar na raça, como o Programa Safiras, que avalia o potencial genético e econômico do gado. “E não se trata de sorte.
São animais de linhagens consagradas em todo o mundo e que passaram por um verdadeiro pente fino, apresentando resultados surpreendentes no quesito homogeneidade”, antecipa Ricardo Arantes, diretor-executivo da Senepol Nova Vida.
Além da consistência genética e a experiência da propriedade, a quem são creditadas as primeiras importações de animais vivos da raça, a qualidade dos lotes é chancelada por uma prova zootécnica criteriosa realizada no Instituto de Zootecnia, de Sertãozinho (SP), onde foram avaliados eficiência alimentar, ganho de peso, precocidade reprodutiva e caraterísticas de carcaça.
As doadoras de embriões ofertadas no remate também seguem com um atestado de aspiração folicular, emitido pelo veterinário Júnior Paupério, da Tecgene, um dos profissionais que mais entendem de avaliação reprodutiva na raça Senepol e que ficou impressionado com a homogeneidade na produção de oócitos, com produção também acima da média.
Genética JAJ: “fábrica de campeões”
A inovação e o pioneirismo da Senepol Nova Vida em várias frentes transformaram-na em reduto das principais linhagens existentes no mercado. É uma genética que deu origem a grandes reprodutores nacionais da raça, como pode ser conferido na segunda edição do livro da raça (Senepol, Feito no Brasil ), escrito pelo jornalista Daniel de Paula.
Um exemplo é a doadora Lira da Grama, antes conhecida por Mercedes da JAJ (JAJ 682). Com tantos adjetivos publicados no livro, Júnior Fernandes, da Grama Senepol, responsável pelas primeiras importações de embriões no Brasil, mandou clonar o animal.
Também é necessário destacar a matriz PAMPA JAJ, adquirida, em 2003, da Nova Vida pelo Sr. Adilson Reich, da CMI, propriedade pioneira no estado do Mato Grosso do Sul, hoje conduzida por Ivo e Vera Reich. Posteriormente arrematada pela BrandaMundo, do cantor Almir Sater, Pampa produziu touros líderes em coleta de sêmen, além de outras doadoras de destaque.
E o mesmo aconteceu na Fazenda Mariópolis, em Itapira (SP), pertencente à Maria Lúcia de Abreu Pereira, criadora apaixonada pelas raças adaptadas. Um destaque que a ajudou alavancar o plantel Senepol foi DAMA da JAJ, arrematada em um dos primeiros leilões realizados pela Nova Vida.
Esta foi a porta de entrada para outros animais de destaque da linhagem JAJ, como Moselle JAJ, que acasalada com o touro Don Carlos deu origem ao famoso Líder da Mariópolis, contratado por uma central de inseminação artificial e que revelou outros destaques.
Também há boas referências para Galata JAJ. Ela foi uma das primeiras doadoras de Gilmar Goudard, antecessor de Pedro Crosara Gustin na presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), entidade que reúne mais de 500 criadores e 60.000 animais registrados.
Ela foi vendida pelo criador Ricardo Carneiro, em 2006 e, no ano seguinte, durante o Leilão Sementes, realizado na Feicorte, Gilmar também fez a maior aquisição da raça até então, ao desembolsar R$ 112 mil pela doadora MS Redeemer CH 25K.
Nascida nos Estados Unidos, ela desembarcou no Brasil na primeira importação de animais da Nova Vida, no ano 2.000. Ambas produziram gerações de campeãs no Programa Safiras, considerada uma das provas de desempenho mais respeitadas da raça.
Durante o 3º Leilão Elite Senepol Nova Vida os criadores encontrarão uma variedade de progênies de raçadores expoentes nas quatro principais linhagens Senepol no mundo – WC, CN, PRR e SCR – nas melhores doadoras JAJ em 17 anos de seleção.
“Desde que nosso pai, o saudoso pecuarista João Arantes Júnior, fundou a Nova Vida, não medimos esforços para compartilhar cada nova descoberta, custe o que custar. O 3º Leilão Senepol Nova Vida reforça este compromisso, dando acesso a essas formas de campeãs”, conclui o também diretor-executivo da empresa, João Arantes Neto, irmão de Ricardo.
3º LEILÃO ELITE SENEPOL NOVA VIDA
Em oferta: 40 doadoras e 20 touros Senepol PO
Quando: 17 de maio (quarta-feira), às 21 horas
Promoção: Senepol Nova Vida
Leiloeira: Programa Leilões
Cadastro e Lances: (43) 3373-7077
Transmissão: Canal Terra Viva (Net: 183, Claro: 183, Sky: 158, OI TV 178 e SIM TV: 71) – parabólica: Banda C 3790 MHz , Banda L 1360 MHz (Filtro BW em 18 MHz)
Informações: www.senepolnovavida.com.br