O gado Senepol conquista cada vez mais espaço na pecuária dos países de clima tropical por ser um taurino adaptado às mais adversas condições, do calor à restrição de pastagens.
Originado nas Ilhas de St, Coroix, no Caribe, o gado Senepol é formado pelo cruzamento entre a raça africana N’Dama, importada do Senegal pelos caribenhos no final do século 19, e a inglesa Red Poll.
Também é decisivo o papel desempenhado pelo Senepol na produção de carne macia e que também começa a apresentar marmoreio – aquela gordura presente entre as fibras – em provas de ultrassonografia de carcaça.
O maior plantel de gado Senepol do mundo está no Brasil, com mais de 90 mil animais registrados, número que tende a aumentar nos próximos anos, em compasso com a crescente demanda mundial de alimentos.
Afirmação essa endossada pela própria FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), que estima um crescimento de 70% na produção de comida até 2050.
Esse é o volume necessário para alimentar uma população estimada em 9 bilhões habitantes, hoje somos 7 bilhões. Na questão de produção de carne, a ferramenta de cruzamento industrial é uma alternativa viável para elevar a oferta, cenário que torna o Senepol um aliado poderoso.
“Do cruzamento entre o touro Senepol e uma vaca zebuína nasce um bezerro muito precoce, chegando ao ponto de abate precocemente e resultando em uma carne de ótima qualidade”, explica o engenheiro-agrônomo Aluísio Fávaro, que trabalha há muitos anos com a raça.
Apesar dos números positivos, o volume de genética do taurino adaptado produzido atualmente é capaz de abastecer somente uma pequena fatia de mercado, que necessita de touros rústicos para cobertura da vacada a campo.
Contexto este que faz o Senepol experimentar um crescimento exponencial, cerca de 30% ao ano, tanto em número de animais, quanto de novos criadores. O uso de biotecnologias reprodutivas tem papel fundamental neste desempenho.
“Ferramentas como a FIV (Fertilização In Vitro) aceleram a produção de animais melhoradores ao contar com profissionais qualificados e receptoras selecionadas”, comenta o médico-veterinário Wanderley Zuccoloto, um dos pioneiros na execução de protocolos de FIV no gado Senepol.
Para preencher a lacuna, Aluísio e Wanderley uniram suas experiências e o bom relacionamento com os demais criadores para lançar a Central Senepol LAB FIV (registro no MAPA: SP-81929-8), que tem o Senepol em sua essência, mas atenderá todas as raças bovinas.
Com um moderno laboratório construído nas instalações da Universidade de Marília (Unimar), a Central Senepol LAB FIV tem à disposição outras duas propriedades, sendo uma destinada ao manejo das doadoras de embriões e outra para abrigar a produção própria de receptoras.
A meta do trabalho é melhorar a eficiência dos pecuaristas, direcionando todos os processos, do acasalamento, aspiração e fertilização dos oócitos até a maturação, implantação do embrião e entrega das receptoras.
Neste caso, o investimento equivalente a 21@ de boi gordo ou 27@ para quem desejar o bezerro desmamado. Zuccoloto explica que o bezerro de FIV, às vezes, resulta em partos distócicos, exigindo cuidados.
É por isso que há uma preocupação recorrente com a qualidade das receptoras na Central Senepol LAB FIV, para que tenham os atributos necessários ao parto, e estejam bem nutridas e com o calendário sanitário em dia.
O banco de receptoras da Central Senepol LAB FIV reúne 400 animais, além de outras 700 disponíveis numa propriedade goiana. São vacas paridas ou novilhas de cruzamento industrial, com boa carcaça e produção de leite.
“A docilidade e a eficiência também são diferenciais importantes para as receptoras, ajudando a garantir a rentabilidade do negócio”, complementa Fávaro.
Genética e comercialização para o gado Senepol
A Central Senepol LAB FIV iniciou atividades em 2016, selecionando e multiplicando a genética de vários criatórios.
No segundo semestre daquele ano, durante leilão da CMI, em Campo Grande (MS), Aluísio Fávaro e Wanderley Zuccoloto anunciaram os serviços de reprodução e formaram o primeiro time de aspiração com 20 doadoras de criatórios de SP, MG, GO e MS, entre outros estados.
No início de 2018, chegaram outras 50 doadoras, divididas em três lotes, o suficiente para garantir protocolos o ano todo, mesmo às vésperas da seca, quando, normalmente, costuma esfriar o mercado de FIV no Brasil.
Cerca de 2.000 prenhezes já têm chancela da Central Senepol LAB FIV, produtos que serão comercializados apenas em 2019, em dois leilões.
“Além da hospedagem das receptoras e execução da FIV, criamos um canal de vendas para os embriões, iniciativa que beneficiará muitos criadores, inclusive quem está começando na criação de gado Senepol. Nossa meta é transformar os leilões da central em um berço de genética superior”, projeta Fávaro.
Projeto este amadurecido em 2017, quando Zuccoloto e Fávaro garimparam 12 criatórios, elegendo as melhores doadoras para aspiração. Elas atingiram resultados acima da média e foram negociadas por seus proprietários durante a Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru.
O diagnóstico reprodutivo completo do gado, como exemplo a produção de oócitos por aspiração, influenciou a decisão de compra dos investidores e o evento movimentou cerca de R$ 357 mil.
Leilão da Central de gado Senepol em julho
Em 23 de julho, às 20 horas, com transmissão pelo Canal do Boi, a Central Senepol LAB FIV brinda este novo canal de vendas com o leilão de 70 doadoras Senepol.
Todas pertencentes a marcas já consagradas, como a Eva Senepol, Genelc, FP, Nery, Paraíso (do cantor sertanejo Leo, da dupla sertaneja Victor & Leo), Leal, Porteira de Tábua, Brisa Agropecuária e Vale do Araguaia Senepol.
No dia 29 de junho, convidados especiais participarão do 1º Workshop Central Senepol Lab FIV, que tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).
Nesta data serão apresentadas as instalações da central, soluções em reprodução animal, além da participação de empresas parceiras e a exposição das doadoras que serão leiloadas no remate.
“Trabalhamos com honestidade em todos os processos, dando total assistência aos clientes e garantia de prenhez das doadoras selecionadas”, finaliza Fávaro, ressaltando que a Central Senepol LAB FIV também realizará provas de eficiência alimentar e ganho de peso, gerando informações adicionais sobre o desempenho do gado e a qualidade da carne Senepol.
Leia mais releases sobre gado Senepol clicando aqui.