Realizada em Campo Grande (MS), a Exposição Nacional da Raça Brangus teve como Supremo Grande Campeão Nacional o touro Verus (Anamélia 189K FIV Verus), que se destacou por suas qualidades morfológicas, desempenho e carcaça.
O animal campeão é o destaque de um desfile de touros na central de inseminação artificial Renascer, em Uruguaiana, que contratou o animal para coletar sêmen. Essa é a forma utilizada pelos pecuaristas para fazer o melhoramento genético do rebanho.
“Verus apresenta biotipo funcional, correto nos aprumos e no prepúcio, tem excelente racial e bastante abundância de carne, algo que expressa facilidade para acabamento de carcaça”, afirma um dos sócios da Renascer, Leonardo Barreiro Pavin.
Há lista de espera de 9 mil doses de Verus Supremo Grande Campeão Nacional
Segundo ele, devido à grande procura pelo material genético de Verus, a empresa estima comercializar nove mil doses de sêmen do reprodutor nos próximos dias. O touro pertence a Brangus HP, de Martinópolis (SP), que também é dona do “touro-sensação”: Anamélia TE B059 Maximus Spartacus, que já vendeu mais de 150 mil doses de sêmen.
O animal, também da raça Brangus, tem impressionado pecuaristas do Brasil e da Argentina, onde existem mais de 1.500 filhos dele avaliados, em um universo superior a 3 mil bovinos. Genética igual a de Verus e Spartacus será destaque no dia 21 de setembro, sábado, às 14 horas (horário de Brasília), durante o Leilão Virtual da Brangus HP e Brangus do Sertão, que terá transmissão do Canal do Boi. Esse é o 22º remate da marca HP.