fbpx

Leilão Dorper e White Dorper marca trajetória da Álamos

O empresário paranaense Eduardo Bergstein reservou para o dia 14 de março, às 20 horas, uma oferta imperdível de ovinos puros das raças Dorper e White Dorper. Este será o Leilão Álamos Genética 18 anos, que será transmitido pelo site www.mfrural.com.br.

Serão comercializados 34 fêmeas, quatro reprodutores e doses de sêmen de raçadores expoentes como Kaiowas Perseus TE 751, atual Grande Campeão Nacional da Raça Dorper, contratado recentemente pela Central Álamos Genética.

Este evento marca a trajetória de sucesso do Grupo Álamos Agronegócios e a ampliação dos serviços em reprodução para ovinos e caprinos oferecidos por uma das empresas, a Central Álamos Genética, inaugurada pelo empresário em 2010.

É uma dos poucas centrais de inseminação artificial do Brasil construídas em uma cabanha com alvará do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Os criadores têm acesso à genética de qualidade superior, oriunda de campões de pista e produção, prontos para reforçar o time de pista de qualquer plantel”, explica Bergstein.

Dentre os lotes está a ovelha Álamos 189, filha do reprodutor Álamos 62 (Reservado Campeão Borrego Maior na Feinco 2009 e Reservado Grande Campeão Dourados 2009), em doadora Álamos 40ª (Campeã Sênior da Nacional’ 2010 e progenitora da 3ª melhor progênie em Londrina’ 2011).

Outro exemplo é a Álamos 625, nascida do acasalamento entre Álamos Akin 394 (premiado na Nacional’ 2012 e Reservado Grande Campeão Londrina’ 2013) e uma das melhores doadoras em coleta atualmente, a Álamos 575.

“É realmente um leilão de muita qualidade, com animais jovens e preparados para competir de igual para igual nas principais competições das raças Dorper e White Dorper. As fêmeas seguem prenhas ou paridas e os reprodutores com andrológico positivo”, informa o supervisor técnico André Assumpção, da AAPA Planejamento & Assessoria.

O Leilão Álamos Genética 18 anos também marca o regresso da cabanha no circuito de leilões das raças Dorper e White Dorper, após uma breve pausa de três anos para a reconstrução da qualidade genética do plantel, um dos mais conceituados do Brasil.

Maioridade coroada no Dorper e White Dorper 

Depois de 30 anos dedicados ao mercado financeiro, Eduard Bergstein começou no agronegócio, inicialmente com a criação bubalinos. Atento às oportunidades oferecidas pela ovinocultura, migrou de atividade, experimentando algumas raças diferentes até conhecer o Dorper e o White Dorper, em 2004.

Estudos sobre os ovinos mais eficientes na produção de carne no mundo o motivaram a criar a Álamos Genética a tornar-se uma das pioneiras na instrução dessas raças no Brasil, com a primeira importação de sêmen e embriões em 2005.

“A cada quatro anos, nossos técnicos visitam os melhores criatórios sul-africanos, em busca de novidades em melhoramento genético”, explica Bergstein.

A democratização desta genética ocorreu através de mais de 20 leilões, chegando ao seu auge em 2010, com o lançamento da Central Álamos Genética, que se transformou uma referência no melhoramento genético.

Pela experiência adquirida com o tempo, a empresa decidiu estender os serviços a todas as raças ovinas e caprinas. “Contamos com as mais modernas tecnologias para coleta e congelamento de sêmen e embriões, sincronizadores de cio, aspiração folicular, Fertilização In Vitro (FIV), Transferência de Embriões (TE) e confirmação de prenhez por ultrassonografia.

Um diferencial é a aplicação da anestesia inalatória nos processos cirúrgicos. Nossa filosofia é multiplicar os animais geneticamente superiores de uma forma rápida e a preço justo”, explica a responsável técnica da Central Álamos Genética, a Drª Tácia Gomes Bergstein, filha de Eduardo.

Segundo a especialista, o potencial da ovinocultura e da caprinocultura é imenso graças ao trabalho realizado pelos selecionares. Neste primeiro momento, a empresa deseja se aproximar dos criadores do Sul, onde predominam as raças lanadas.

“Estamos oferecendo a oportunidade de reproduzirem a melhor genética em suas propriedades. Pela falta de mão de obra especializada no setor, este serviço é essencial para se chegar à tão sonhada organização da cadeia produtiva da caprinocultura”, conclui Tácia.

Informações: www.alamos.com.br
Telefone: (41) 3223-4258

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar
1
Toque para ser atendido!
Olá, meu nome é Adilson!

Em que posso ajudar? Toque em enviar para falar comigo.