Antônio Dombski, 63 anos, dono do Sítio Santo Antônio, de Godoy Moreira, é o primeiro pecuarista a aderir a uma franquia Senepol da Fábrica de Touros no Estado do Paraná. Como o próprio nome sugere, trata-se de franquia de genética bovina da raça Senepol, de origem caribenha, capaz encurtar o ciclo produtivo da pecuária de corte e também aumentar a rentabilidade do produtor.
Este novo modelo de negócio, destinado, inclusive, a propriedades de pequeno e médio porte, foi projetado pela holding de franquias SMZTO, do empresário José Carlos Semenzato, dono de marcas como Instituto Embelleze e Espaçolaser, em parceria com a Senepol Nova Vida, a qual são creditadas as primeiras importações de animais da raça Senepol.
Atento à oportunidade, Dombski é o primeiro cliente da franquia Senepol. Com apenas 44 alqueires de terra, a pequena propriedade que atua na venda de bezerros produzidos a partir das raças Nelore, Angus e Wagyu almeja ingressar na venda de touros da raça Senepol, um produto de alto valor agregado na pecuária brasileira.
Em janeiro, ele comprou um tourinho Senepol ficando impressionado com a rusticidade, a precocidade e também o desempenho registrado pelo reprodutor na monta natural – forma mais comum de produzir gado no Brasil.
“Este foi o gatilho para eu ingressar na franquia. Enxerguei uma oportunidade concreta de entrar no mercado de seleção, comercializando touros oriundos de uma genética já consagrada nacionalmente”, comenta o pecuarista, que também é empresário no ramo de transporte de passageiros.
A linhagem JAJ, a que Dombski se refere, é selecionada pela Senepol Nova Vida há quase duas décadas, sendo presente na maioria dos plantéis brasileiros. Em síntese, essa é uma oportunidade para rentabilizar a agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos produzidos no País. Enquanto um bezerro é vendido, em média, por R$ 1.300,00 nas melhores praças pecuárias um touro Senepol não é arrematado por menos de R$ 9.000,00 nos leilões.
“O processo de adesão foi bem simples. Entramos com a infraestrutura e os técnicos da franquia Senepol se encarregaram de todo aparato tecnológico para emprenhar a receptoras com embriões Senepol sexados de macho produzidos por fertilização in vitro”, explica o criador, que já é familiarizado com a pecuária mais tecnificada ao trabalhar com a inseminação artificial.
Mesmo sendo uma pequena propriedade, o Sitio Santo Antonio atende todos os requisitos para a implantação do projeto. Conta com pastagens de boa qualidade (Marandu, Gana Estrela Africana Branca, Paredão e Brachiaria Brizantha) e maquinários ou implementos especializados como trator, ensiladeira, misturador de ração e troncos de contenção.
Na primeira etapa do projeto, executada em janeiro, quando aderiu à franquia Senepol Fábrica de Touros, quase 100 receptoras Nelore receberam os embriões da raça Senepol. Em março, outras 32 serão fertilizadas. “Em breve teremos o resultado dessas transferências, mas esperamos, ao menos, 80 prenhezes Senepol PO”, projeta o franqueado paranaense.
Heterose 100% a campo
Uma das principais características do Senepol é a produção de carne macia, mesmo apresentando baixa porcentagem de gordura corporal.
Quanto mais produtores experimentarem essas vantagens, assim como aconteceu com Dombski, mais o Senepol avança, contabilizando quase 900 criadores e 100 mil animais registrados em mais de 17 Estados no Brasil.
Um touro Senepol “cobre”, em média, 35 vacas e permanece ativo por até dez anos. O índice de prenhez da vacada com touro Senepol é superior a 90%. Outro importante diferencial no cruzamento industrial é a obtenção de 100% de heterose, o choque de sangue gerado entre as raças que vai garantir bezerros mais produtivos que a média de seus pais.
Como aderir à franquia Senepol?
Basta preencher a ficha de inscrição no site da franquia (https://franquia.fabricadetouros.com.br) e aguardar atendimento. É neste momento que os técnicos traçarão um primeiro perfil da propriedade.
Em seguida, conhecerão a estrutura da propriedade, o rebanho de receptoras e recomendarão possíveis modificações, se necessário. Após acordo firmado em contrato, os embriões de Senepol PO são fecundados em laboratório e enxertados nas receptoras no momento mais propício.
O franqueado fica responsável pelo manejo até os animais tornarem-se reprodutores, sendo assistidos em todas as etapas de desenvolvimento, inclusive, com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), para o registro genealógico dos animais e ingresso em possíveis programas de melhoramento genético.
O produtor pode ficar com os touros para repasse na vacada ou vendê-los de forma própria ou nos canais de comercialização da franquia. É grande a demanda por touros melhoradores na pecuária e os touros Senepol são 30% mais valorizados, segundo levantamento da Scot Consultoria. Em ambos os casos, o franqueado pagará os custos da transferência de embriões e 5% em forma de royalties.
Veja mais notícias da franquia Senepol clicando aqui.
Sou de Ivaiporã, estou interessado na compra de um touro da raça Senepol, pode me informar se há algum criador aqui por perto com touro disponível para ser comercializado ?
Boa tarde, Elizeu!
Temos dois clientes de Senepol que podem ter parceiros fornecedores de touros próximos da sua região. Aluísio Favaro (34) 9 9167-5055 ou Fernando (Nova Vida) (11) 9 8585-3530. Basta dizer que foi a Pec Press que indicou o contato. Certamente, um deles poderá ajudá-lo. Em caso de problemas, peço para que nos contacte novamente.
Bom dia, sou de Araruna, Paraná próximo a Godoy Moreira ao senhor Antônio Dombski, gostaria de adquirir um toro senepol, vocês poderiam passar o contado dele? Ou de algum outro criador aqui próximo. Obrigado
Olá, Rafael, por favor entre em contato com nosso cliente Central Senepol, fale com Alusío Fávaro: 034 99167-5055. Ele indicará alguém próximo a você