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Marketplace do agronegócio brasileiro: conheça o pioneiro

É como reza o ditado: “nos momentos difíceis é que surgem as melhores oportunidades”. E foi exatamente em um momento conturbado de sua vida que um médico-veterinário visionário conseguiu dar a volta por cima ao lançar, em 2004, o primeiro e maio marketplace do agronegócio brasileiro: o MF Rural, plataforma que movimentou mais de R$ 5 bilhões em negócios declarados no ano passado.

Essa história começou na década de 1990, quando o empresário Wilson Oslis Sanches Lucas, hoje com 72 anos, matutou a ideia de construir um “local” onde os produtores rurais pudessem suprir, de uma só vez, todas as suas demandas por insumos, maquinários, implementos e demais produtos e serviços necessários no agronegócio.

As lojas agropecuárias físicas, que até hoje funcionam como um ponto de encontro para os produtores, cumpriram a função até certo nível. No caso de produtos específicos, ainda era preciso se deslocar até as concessionárias ou outros locais, além de perder horas folheando classificados e cotando preços por telefone. “Além de ser algo cansativo, tempo é uma coisa que o produtor rural não tem. Atrasos no calendário representam perdas significativas na propriedade”, ressalta doutor Wilson Lucas.

E foi durante uma de suas viagens internacionais, quando ainda administrava fazendas e representava clientes em transações envolvendo aquisições de animais melhoradores pelo mundo, que seus planos para criar o primeiro marketplace do agronegócio brasileiro ganharam forma. Diferente das feiras agropecuárias, onde toda a estrutura é desfeita em até duas semanas ao término dos eventos, ele conheceu, no Canadá, um espaço que reunia diversas empresas com visitação permanente, algo semelhante ao que desejava implantar no País.

Já em solo tupiniquim, vislumbrado com tudo que tinha visto, pesquisou terrenos, conversou com diretores de empresas e cooperativas sobre sua determinação em construir uma representação comercial física que reunisse todas as soluções necessárias ao agronegócio num único lugar. Uma observação interessante: daí que surgiu o nome da empresa, MF Rural, acrônimo de Mercado Físico Rural. Mesmo após quase duas décadas de consolidação no mercado, poucos têm conhecimento desta informação.

Na época, doutor Wilson colocou em prática o sonho de ter seu próprio empreendimento, investindo na compra de um laticínio em 1996. O negócio era promissor e se expandiu rapidamente, com vendas dos produtos em diversos estabelecimentos. Porém, teve de ser encerrado três anos depois, em decorrência de uma reintegração de posse ocasionada por desacordos comerciais.

O MF Rural seria iniciado justamente nesse período, mas permaneceu “engavetado” por algum tempo, com o doutor Wilson retornando à prestação de serviços. Já os filhos passaram a se dedicar exclusivamente aos estudos, inclusive, aqueles que haviam trancado matrícula no curso de Medicina Veterinária para trabalhar no laticínio. “Nunca teria criado o primeiro marketplace do agronegócio brasileiro se não tivesse perdido o laticínio. Coisas boas e ruins acontecem em nossas vidas, a direção tomada depende da forma como lidamos com elas”, revela o empresário.

Do físico ao digital

Em 2004, após a graduação, foi atribuída a um dos filhos a responsabilidade em desenvolver o projeto, só que agora em uma versão digital. Com a Internet se popularizando, crescia também o sentimento de superar as limitações impostas ao varejo físico.

Poucos dominavam a linguagem de programação condizente com a necessidade e a primeira dificuldade foi desenvolver a plataforma, que deveria ser simples, intuitiva e de fácil navegação. Com ajuda do empresário e pecuarista Paulo Miranda, dono de uma empresa de Internet, e também dos filhos Eduardo e Gabriel, o projeto, enfim, ganhou a tela dos computadores.

“Dei três cheques de R$ 2.000,00 para criar a plataforma e tentei convencer muitas pessoas a embarcar conosco nesse projeto, mas ninguém se interessou. Nosso objetivo era facilitar a vida do produtor rural, mas sabíamos que a receita viria como consequência de um trabalho bem feito”, relembra o fundador.

A captação de anúncios foi o segundo desafio a ser superado. No começo, eram gratuitos, mediante o pagamento de uma pequena comissão de vendas, mas os famosos “canos” tornaram-se recorrentes. Poucos acreditavam no potencial do negócio, pela inserção em um mundo praticamente desconhecido, sem contar as limitações de conectividade que existiam na época.

O crescimento do MF Rural foi só uma questão de tempo. Com a participação dos seis filhos de Wilson (Ricardo, Renato, Roberto, Rafael, Rogério e Rodrigo) e o apoio de sua esposa Ana, o negócio ganhou consistência, cada um contribuindo com soluções customizadas e inovadoras. Assim, novos negócios foram gerados, como exemplo a MF Leilões, pioneira na transmissão de leilões rurais pela Internet, e a plataforma de pagamentos online MF Pago.

Potência entre os marketplaces do agronegócio

Além da história de pioneirismo, o MF Rural é líder no segmento em território nacional, com mais de 600 mil produtos já anunciados, quantidade equivalente a 7,6 vezes a capacidade do Maracanã ou toda a população da cidade de Aparecida de Goiânia (GO). Recebe mais de 2 milhões de acessos únicos mensais, em média, e movimentou, só no ano passado, mais de R$ 5 bilhões em negócios transacionados, 61% a mais que em 2020.

Na plataforma, encontra-se praticamente tudo que seja necessário no campo, de semente e mudas a colheitadeiras, imóveis rurais e aeronaves. É possível contratar até mesmo serviços especializados, mão de obra qualificada, negociar a produção ou acessar opções de crédito rural oferecidas por várias empresas.

 

  • Visite https://www.mfrural.com.br/

 

=> Busque mais releases da MF Rural aqui.

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